Fundamentos e objetivos

Em 8 de Janeiro de 1972, o PPGCom – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA USP, iniciava suas atividades de pesquisa e formação pós-graduada na área da Comunicação. Pioneiro no Brasil e na América Latina, chega aos seus 50 anos de funcionamento e há muito para celebrarmos. São 1.470 mestres e 904 doutores formados até aqui (dados de janeiro de 2022), uma contribuição definitiva para o campo da Comunicação, tanto na perspectiva da pesquisa, quanto da atuação docente e profissional no âmbito público, privado e no terceiro setor. Mantemos na última década a média anual de 50 defesas de dissertações e teses, formando novos mestres e doutores.

A estimativa é que nesses 50 anos, os mais de 150 professores que já estiveram ou estão hoje no programa, produziram mais de 5.000 artigos científicos no Brasil e no exterior, publicaram mais de 2.000 livros, fizeram cerca de 6.000 apresentações de trabalhos em eventos locais, nacionais e internacionais, números que evidenciam a robusta produção científica que fundamenta reflexões, produz conhecimento e forma novos pesquisadores no campo da Comunicação e suas interfaces.

Várias das entidades científicas no Brasil, na América Latina e no mundo tiveram professores do PPGCom como fundadores, membros de Conselhos Científicos ou em suas juntas diretivas, com destaque para ALAIC, Ibercom, AISS, FELS, Intercom, Compós, Socicom, ABPJor, ABP2, Abrapcorp e tantas outras. Nas diferentes instâncias definidoras de políticas públicas e de fomento à pesquisa seguimos com presenças destacadas, em comitês de assessoramento e gestão na Capes, CNPq, SBPC, Fapesp e outras entidades.

Em rápido levantamento, verificamos que recebemos mais de 200 professores e pesquisadores internacionais de todos os continentes, das maiores e melhores universidades do mundo, para ministrar disciplinas, oferecer seminários, palestras, orientações e integrarem projetos de pesquisa. Podemos destacar as presenças dos professores Gilles Lipovetsky, Néstor Canclini, Raul Fuentes, Massimo Canevacci, Mario Perniolla, Chema Paz Gago, Isabel Ferin, James Lull, Benoit Cordelier, Mauro Ferraresi, Guilherme Orozco, Jorge Gonzalez, Fernando Contreras, Pedro Hellin, Karine Bethelout Guiet, Caroline Marti, Paulina Goméz, Antonio Castillo, Nick Couldry, Yves Schwartz, Pierre Trinquet, Nicole D´Almeida, Juan Benavides, Terry Flyn, Antonio Noguero, Ana Almansa, Antonio Aguado, Joseph Straubar, Nicolás Lorite Garcia, Paulo Lencastre, Susana Silva, Ana Côrte-Real, José Ribeiro, Massimo Leone, Carmen Rodriguez, Célia Rubina, entre tantos outros.

Temos muitos motivos para celebrar nossa trajetória e memória, mas também temos as melhores condições de pensarmos o presente e, principalmente, o futuro do nosso PPGCom, propondo reflexões teóricas, abordando inovações amplas, incorporando temáticas relevantes do nosso tempo, seguindo na trajetória de ser o principal programa de pós-graduação em Comunicação do país, da América Latina e do mundo. Assim, propusemos a criação de uma Comissão 50anos+, com o seguinte objetivo geral: propor, organizar e realizar atividades acadêmicas, científicas, culturais e sociais que celebrem os 50 anos do PPGCom nos eixos passado (homenagem e memória), presente (estado da arte) e futuro (inspiração e indução).